11 de mai. de 2011

Contos do lado escuro

Share                                                                          


Depois de muitos anos de terapia, Roger Waters do Pink Floyd, percebi que ele pensou que, como um bebê, ele havia matado seu pai. E, ainda, que grita de dor com a sua música. Apesar de Barry Egan encontra-o convívio, há momentos em que a escuridão desce e ele parece estar prestes a sair

Iam em grande cobertura adequada Roger Waters no Hotel Arts em Barcelona. A equipa de futebol local e seus astros Lionel Messi e Dani Alves poderia treinar aqui em cima, é tão grande.
O ex-líder do Pink Floyd acaba de entrar no palco de ter realizado The Wall há mais de três horas para 10.000 catalães fio. Foi a mais intensa, mais poderosa, mais eu-não-sei-o que mostra que eu já vi. Faz Radiohead parece Jedward. Eu ainda estou ligado a partir da ferocidade emocional dele.
E o homem que escreveu e executou-quer ficar acordado a noite toda e falar sobre isso para mim. Em uma reportagem de capa de alguns meses atrás, a revista Rolling Stone notou que seu 1979 anti-história sobre o Pink, um astro do rock alienado oprimidos por sua mãe, tem uma clara semelhança com a própria vida Waters. "A versão original do Pink Floyd ao vivo - com seus bonecos gigantes, gráficos sincronizados e essa parede, tijolo por tijolo construído, então, derrubado no clímax do show - definir um padrão para cada espetáculo de rock que se seguiram, a partir do Aço os Rolling Stones 'Wheels a Zoo TV dos U2, "escreveu" Rolling Stone ". Waters escreveu o The Wall como um ataque ao rock de estádio, e depois se tornou o modelo para ela.
Uma hora atrás, em Barcelona, ​​no final do show, a parede de 100 pés de largura e 40 pés de alto-cerimoniosamente chutou para baixo. As paredes estão caindo, é claro, as paredes que Roger construiu dentro de si mesmo como um filho para manter o mundo fora. Quando os Spitfires buzz do palco, quebrando e queimando, você não pode ajudar mas pensar de seu pai de Eric, que morreu na Segunda Guerra Mundial, quando Roger era apenas um bebê.
Pergunto-lhe se o The Wall foi extremamente doloroso para escrever.
. "Era uma época dolorosa, que o tempo era, mas eu acho que foi um processo muito importante e terapêutico para mim escrever The Wall", diz ele, acrescentando que era uma parte muito importante de fazer o sentido de seus sentimentos, não só a trauma de perder o pai, mas tentando dar sentido ao fato de que ele se sentia alienada de outras pessoas. "Eu acho que a música pode ser muito terapêutico para as pessoas em todos os níveis, não só se você estiver escrevendo canções que significam alguma coisa, mas apenas fazendo um ruído pode ser uma coisa boa."
Waters, um extraordinário letrista cujos assombrando meditações sobre a loucura, morte e apocalipse colocá-lo lá em cima, não apenas com os grandes nomes do rock como John Lennon e Pete Townshend, mas os grandes nomes literários como George Orwell, também, tem até a parede e fez um hino épico autobiográfico alienação pós-guerra. Não é apenas a sua alienação mais. The Wall, diz ele, é mais relevante agora do que quando ele escreveu em 1979, porque, segundo ele, "do aumento do número de sem sentido, desnecessário, desumano, guerras ridículo. Você esperaria que seria a diminuir, mas é não. "
Ele fala sobre a música criando uma resposta emocional na audiência. Ele admite que sua resposta era: "certamente sobre a morte de meu pai", mas esta versão de The Wall é "muito mais amplo politicamente, emocional e filosoficamente que a original, em 1979. A empatia que sinto por aqueles que perderam entes queridos em guerras e outros conflitos políticos no Iraque e no Afeganistão é corroborada pela perda do meu pai. A dor é um factor importante. "
Segundo o livro "Saucerful of Secrets Nicholas Schaffner: O Pink Floyd Odyssey", Waters sênior foi de apenas 30 anos quando morreu, assassinado, juntamente com outros 40 mil soldados britânicos em uma campanha temerária britânica para capturar a ponte de Anzio dos nazistas. " Eventualmente, através de anos de terapia, Waters passou a acreditar que ele tinha levado a culpa ea vergonha sobre a morte de seu pai desde que ele era um bebê. Ele se sentia responsável pela morte de seu pai, mesmo que aconteceu quando Waters fez apenas alguns meses.
"Depois de muitos anos de terapia", o autor visionário de Comfortably Numb admite: "Eu finalmente percebi que um sonho recorrente que eu tinha quando eu estava com medo que eu tinha matado alguém, e eu ia ser pego... Eu parei de ter esse sonho quando eu percebi que eu pensei que tinha matado meu pai quando eu era um bebezinho. Porque é sabido que as crianças sempre se sente responsável para o divórcio de seus pais e se sentem responsáveis, se forem suficientemente jovem, para a morte de um pai. Bebês e crianças muito jovens, porque eles estão se sentem o centro do universo, tendem a assumir responsabilidades. "
Seu pai era um homem religioso, não era?
"Meu pai era um cristão devoto. Ele foi um objector de consciência sobre os motivos, mas ele decidiu então que a sua objecção de consciência foi atropelada por a ameaça nazista no mundo e ingressou no Partido Comunista. Tenho certeza que ele foi um cristão, embora. eu nunca cheguei a perguntar-lhe isso. "
Fez parte do processo de cura para você perceber que seu pai morreu em uma guerra "justa" contra os nazistas?
"Isso é interessante", ele responde. "No meio tempo, sobre a turnê na América, mais ou menos 20 feridos veteranos do Iraque e vir ver o show. Eles são todos os fãs de Pink Floyd. Não há justiça nos conflitos, mas a dor da perda não faz qualquer diferença se é justo ou não. A política é uma espécie de irrelevante. É apenas a inclusão. Nós não precisamos de falar sobre o ódio, os erros e acertos, exceto que todos entendem intuitivamente. Essa perda da vida, seja na Líbia ou no Afeganistão, é quase certamente desnecessários. Ele é acionado pelo medo. Podemos facilmente demonizar aqueles do outro lado. "
Sessenta minutos na companhia de Águas - ele é assustadoramente alto em 6ft 3in e parece muito mais jovem que seus 67 anos - e você é deixado com algumas idéias retumbante sobre a natureza do The Wall, sua obra-prima, que já vendeu 38 milhões de cópias. Ele é, talvez, o homem mais intensos no planeta neste momento. Não é nenhum exercício de tropeçou-out felicidade Floydian falar com ele. Senhoras e senhores, não estou a flutuar no espaço a Catalunha falar com Roger Waters.
Ainda assim, ele é de convívio, envolvente e não o que eu estava esperando nada. Não é maluco e paranóico, em outras palavras. Eu li algumas coisas sobre o plano sobre - o ogro reacionário que destruiu Pink Floyd e instigada rixa rock mais épico, blá, blá, blá - por isso era mais do que agradavelmente surpreendido quando eu finalmente conheci.
Ele fala com a intensidade de gelar o sangue sobre a comunicação de idéias e discutir pensamentos como uma forma de nos aproximar. Ele diz que os governos são "agentes de controle de modo que acabamos de manter o consumo e não pense sobre essas questões que estamos trazendo. Continue a falar. Continue a pensar. Talvez haja algo além do comércio. E, além do controle."
Está tudo lá na parede - este naufrágio cabeça inimaginável de um show - que tem desempenhado a uma audiência global gigantesco e chega a Dublin, 02 de maio 23 e 24.
Durante o Happiest Days of Our Lives, ele canta sobre seus tempos. Há também, é claro, em Another Brick in the Wall essa linha famosa: "Nós não precisamos de nenhuma educação / Não precisamos de nenhum controle de pensamento." Na escola, Waters se fantasiar que, quando o professor chegou em casa sua esposa iria bater sete sinos fora dele. E que ele deu o máximo que a dor para os filhos na escola, ele poderia. "Eles estão todos mortos agora", observa Waters. "Eu estava falando de uma escola de gramática muito rígida no final dos anos cinquenta. Eles eram uma espécie de fingir que eles eram uma escola pública. Eles não eram. Eles estavam interessados ​​em exercer o seu controle. Eles não estavam interessados ​​em conversas."
Sua mãe era uma professora muito inspirador para trás no dia. Ela provavelmente não aprovar?
"Minha mãe teria reprovado de que sua filosofia era que você deve educar as crianças pelos interessante los em um assunto Minha mãe tinha essa coisa chamada O Centro de Interesse Você não faz as crianças se sentar e aprender;... Que lhes interessam. E eles se interessam por isso, então, se é para fazer agricultura pão ou ovelhas na Austrália. Minha mãe foi criada numa família cristã em Golders Green, a Norte de Londres, com uma grande comunidade judaica. Ela fez um curso de formação de professores em Bradford, e ela viu as crianças a pé para a escola sem sapatos em seus pés em 1934. Ela viu a injustiça nisso. "
Sua ambição chefe com ele, Waters acrescenta, "foi que eu não iria se tornar um vendedor ambulante. Tinha amigos que tinham a inteligência e se tornaram vendedores de escova de dentes. Teria sido a morte para ela. Dedicou sua vida inteira para educar os jovens. "
É surreal para se sentar em uma suíte enorme com vista para Barcelona na metade da manhã, tiro a brisa sobre a morte, eo mundo ao nosso redor e dentro de nós, com a divindade do Pink Floyd. Ele não é uma entrevista fácil. Ele não faz bate-papo. Ele não sofre tolos de bom grado, ou em tudo. Várias vezes, ele parece como se uma nuvem de escuridão desceu sobre ele e ele está prestes a se levantar e caminhar para fora da sala. Ele não. Mas há perto barbas. Como quando eu levantar Dave Gilmour. Ou tentar.
Águas sofreu décadas de atritos com o colega homem Floyd Gilmour. Ele não quer falar sobre esta noite Gilmour. Ou toda a noite, parece.
Ele descarta que quando eu levanto o tema. Em 1983, depois do álbum Final Cut, Roger deixou a banda em um huff, que durou duas décadas. Quatro anos depois, Gilmour e Richard Wright (teclados) e Nick Mason (bateria), excursionou como Pink Floyd. Houve longo contencioso, e animosidade fervendo seguiu em ambos os lados. Gilmour vez fez referência a infame Sid Vicious de "Hate Pink Floyd eu 't-shirt. Ele disse à Rolling Stone que a camiseta seria alterada para "Bem, a maioria deles de qualquer maneira."
Isso Pink Floyd continuou sem Waters e continuou a tocar as músicas - sem verdadeiramente entendê-los, disse uma vez. Águas mais tarde comparou a "aprendizagem que você gastou suas economias em um Magritte falsos ou fraudulentos manuscrito John Lennon. Sem mencionar a confiança espiritual e emoção as pessoas investem no poder simbólico de qualquer nome."
"Não tenho nenhum interesse em discutir isso", ele se encaixa agora, os olhos dardejando em algum outro lugar da sala, em algum outro lugar em Barcelona. Ele nunca - "não por um único segundo" - lamentou sua decisão de deixar o Pink Floyd. No entanto, a espécie lendária banda de forma intermitente continuou sem ele. Se Paul e Ringo tinha excursionou como The Beatles, ele comentou uma vez, ele teria sido um pouco estranho.
Ele nunca tem contato visual por muito tempo. Este grande homem será lembrado por muito tempo com o The Wall e The Dark Side of the Moon, pois, como Waters chama de "sem vergonha fazendo mymark na página, sem medo do fracasso ou de represália... Para ter uma visão de rock de arena como o teatro, para desenvolver o casamento entre elementos visuais e da música para tornar a experiência 'n' roll mais visceral. "
Ele vive nos Hamptons - P Diddy é o seu vizinho - e vale cerca de US $ 300 milhões. Ele teria sair da Inglaterra em 2006 para a América por causa da proibição da caça. Ele disse em uma entrevista: "Alguns de nós são coletores e alguns de nós são caçadores Eu sou um caçador Eu preciso de lama de um rio escorrendo entre os dedos..." Depois que ele voltou à banda para uma performance de jogar o Live 8 para seu companheiro de Bob Geldof, em Londres, em 2005, Waters e os outros membros foram oferecidos um dinheiro garantido de $ 350 milhões na mão para fazer uma turnê mundial. Waters recusou.
No palco no Live 8, ele disse aos três bilhões de pessoas assistindo:.. "É realmente muito emocional, de pé aqui com esses três caras depois destes anos todos Permanente a ser contada com o resto de vocês Enfim, estamos fazendo isso para todo aquele que não está aqui, particularmente, é claro, para Syd ".
Pergunto-lhe sobre Syd Barrett. Ele desceu até a doença mental, ele deixou, ou foi empurrada para fora, em 1968. Waters assumiu como força criativa e estética do Pink Floyd de condução: a partir de The Dark Side of the Moon até The Final Cut, Waters escreveu a maior parte das letras e criou os conceitos que levaram os álbuns.
"Apesar de Syd era alguns anos mais novo que eu, nos tornamos amigos íntimos como adolescentes, e depois nós estávamos em uma banda juntos por um tempo muito curto, e então ele ficou louco", Waters diz-me, hesitante. "Ele era um esquizofrênico."
Você não poderia ajudá-lo?
"Eu fiz tudo que podia para ajudá-lo. Eu não poderia ajudá-lo."
Como você se ajudar a si mesmo? Como é que você acabou de derrubar as paredes de sua própria alienação?
"Foi muito mais complicado do que isso. Era sobre mulheres", diz o três vezes divorciada grandee rock "e controle". É agora 01:40 em suite Águas de água-furtada de futebol de campo porte. Ele parece nada, mas confortavelmente entorpecido sobre o seu passado doloroso. Eu estava indo para lê-lo uma frase que Dave Gilmour disse sobre ele há muitos anos:.. "Houve um marcante dramática do gongo e os gritos de cuidado com isso Axe Roger tinha descoberto deixar sua dor para fora Eu sei que John Lennon fez isso Arthur álbum inteiro "Primal Scream 'Janov, que Roger estava muito interessado, mas ele estava gritando muito antes de Lennon, que nunca conseguiu Janov."
Eu nunca ter a chance de dizer isso para o semideus visionário de grandes músicas - o tempo acabou e que o muro veio para cima de cortesia do seu tour manager - Roger Waters, mas ainda está gritando sua dor em sua música. E o grito parece ficar mais alto com a idade.

 Fonte:Indepedent.ie

Um comentário:

  1. Tens noção de quanto custará o ingresso dos show da turnê do Roger Waters no Brasil em 03/2012?
    E sabes se o show desta turnê as pessoas assistem sentados ou em pé?

    Se puder me responder no e-mail, nelsinho.woldcont@terra.com.br, lhe agradeço a atenção! hehe


    Abração!

    ResponderExcluir

Seja bem - vindos, espero que aprecie o conteudo do blog e, neste caso, não hesite em tornar-se seguidor e comente os post, assim podemos trocar ideias e informações!