15 de set. de 2010

Dois anos sem Rick Wright, tecladista do Pink Floyd.



Segue abaixo minha singela homenagem, Segunda-Feira, dia 15 de Setembro de 2008. Esta data será lembrada na história do Rock por dois motivos muito importantes: comemoramos os 33º anos do lançamento do clássico álbum Wish You Were Here do Pink Floyd e recebemos, tristemente, a notícia de que Richard Wright, tecladista do grupo, nos deixou para sempre. E hoje faz dois anos que Rick Wright nos deixou para sempre e faz 35° anso desse maravilhoso álbum que ele tb contribuiu para os fãs do Floyd's!!


Wish you were here
Wish you were here é um álbum da banda britânica de rock progressivo, Pink Floyd, de 1975. Este álbum esta na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock And Roll Hale Of Jame.


Pra Rick Wright uma canção que eu adoro mto nesse álbum...WISH YOU WERE HERE!!!




Uma Grande Perda para o Mundo do Rock!!




RICK WRIGHT
Rick Wright 28/07/1943  /   15/09/2008


Seu nome:Richard William Wright, entrou para a escola particular Harberdashers, e aos 20 anos foi para a escola de Arquitetura, lá conheceu o baixista Roger Waters e o baterista Nick Mason. Fizeram um grupo na faculdade e escolheram seis meses depois Syd Barrett para guitarra. O único nascido em Londres entre os integrantes do Pink Floyd, Richard Wright sempre foi o terceiro compositor e vocalista do grupo.
Como compositor Wright contribuia com duas ou tres musicas por álbum, ou colaborava na estruturação de obras coletivas como "Echoes ou Time", Dark side of the moon (1973) representa seu ápica no Pink Floyd. Os teclados se equiparam a guitarra de David Gilmour e participou na composição de cinco das dez músicas.

RICK WRIGHT
Em wish you were here (1975), onde seu teclados estão onepresentes, Wright trouxe grande contribuições para o álbum, sobretudo na suíte "Shine on you crazy Diamond".
A partir do disco Animals (1977) iniciou-se o processo de dominio do Pink Floyd por Roger Waters, apesar de neste disco Rick Wright ter realizado um competente trabalho no comando dos teclados da banda.

O sucesso começou a afetar as relações pessoais do grupo. Trabalhos solo eram a única saida para os demais integrantes da banda e Wright realizou Wet Dream em 1978, acompanhado por Mel Collins (sax), Snowy Whethe (guitarra), Larry Steele (baixo) e Reg Isadore (batera).
Quando os Floyd começaram a gravar The Wall em 1979 Roger Waters tinha assumido o total controle da banda. Rick Wright foi afastado do processo de criação e concepção, o que alminou com sua expulsão da banda durante as gravações de The Wall, apesar de mais tarde participar dos shows. Depois da saida do Pink Floyd, Wright juntou-se com "ZEE" e gravaram "Identity" em 1984. O retorno de Wright ao Pink Floyd se deu em 1987, nas gravações de A momentary Lapse Of Reason. Ele chegou no meio das gravações, ocasião em que não troxe contribuição relevante para o álbum, mas participou da turnê mundial de promoção do disco.

RICK WRIGHT
Já em The Division Bell, Rick Wright voltou a participar ativamente do processo criativo, retomando-se a cooperação coletiva que se havia perdido nos anos 70. Wright é co-autor de "Wearing the inside out, com Anthony Moore e das musicas Cluster One, What do you want frose-me, Marroned, e Keep Talking com David Gilmour.
Em 1996 Rick Wright lançou seu terceiro álbum, Boken China, gravado no estudio da sua casa na França. Ele mesmo produziu o disco, junto com Antony Moore, que também escreveu as letras. Foi mixado por James Guthire, participaram deste álbum os guitarristas Tim Renwick, Dominic Miller e Steve Bolton, o baixista Pino Paladino, e mais, Sinead  O' Connor canta em duas faixas, Reaching for the rail e Breakthrough.

Apesar do papel coadjuvante, é quase consenso entre antigos fãs que os teclados de Rick Wright apresentavam-se como elemento fundamental para a constituição do som do Pink Floyd.

Morreu em sua casa em Londres, em 15 de setembro 2008,vitima de cancer, aos 65 anos e hoje completa 2 anos.

A morte de Richard Wright acabou com as possiveis esperanças do Pink Floyd teria como retornar.
   
Albuns solo de Richard Wright :
                                                                                     Wete Dream (1978)  
                                                                                     Identity (1984)
                                                                                      Broken China (1996)
                                                                                
Fonte: Súh (eu) e Wikipedia.

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Até o momento, seu blog foi o único q fez homenagem a esse grande músico. Essa data, apesar de lembrar o lançamento do ótimo "Wish You Were Here", pra mim, sempre será uma triste data!
    Parabéns pelo blog!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Tudo e vc Roderick.
    Brigado,é são dois sem esse maravilhoso tecladista,e uma data que sempre vou lembrar,triste e ao mesmotempo feliz pelo álbum Wish you were here, q particulamente eu adoro!

    abraços.

    ResponderExcluir

Seja bem - vindos, espero que aprecie o conteudo do blog e, neste caso, não hesite em tornar-se seguidor e comente os post, assim podemos trocar ideias e informações!