14 de set. de 2010

Wish you were here 35 º aniversário



Álbum wish you were here (1975)
 Lançado em 15 de setembro de 1975.
Wish you were here é um álbum da banda birtânica de rock progressivo, Pink Floyd de 1975. Este álbum esta na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock And Roll Hale of Jame.

O álbum fala sobre a ausência e em duas das suas faixas (welcome to the machine e have a cigar) sobre os aspectos negativos da indústria musical. O álbum é mais melancólico que os anterior no entanto tem algumas notas de optimismo e alegria aqui e ali. Diz-se que a faixa que dá titulo ao álbum "Wish you were here" fala sobre o que eles pensavam ser o desmoronamento da banda enquanto tal, e é também em tributo a Syd Barrett. Shine On You Crazy Diamond, é uma peça dividida em nove partes e uma homenagem a Syd Barrett, com problema, tornou impossivel a sua continuidade como menbro da banda. A peça começa  e encerra o álbum (as partes 1 a 5 abrem e as partes 6 a 9, fecham-no). Foi reeditado com nova mistura digital em 1994 no Reino Unido e em 1997 nos Estados Unidos e no resto do mundo. Foi também reeditado em 200 na comemoração do seu 25º aniversário.

Wish you were here o nº 1 nas tabelas da Billboard vendendo até a data mais de seis milhões de cópias, só nos Estados Unidos, onde foi galardoado com disco de ouro em 17 de setembro de 1975 e como sextupla paltina em 16 de maio de 1997 pela Riaa no mundo inteiro vendeu mais de 13 milhões de cópias.

A qualidade musical do álbum é tão grande que alguns dos fãs da banda o consideram superior aos álbuns The Dark Side Of The Moon e The Wall..

Entra ai e confere todas as letras.  

Wish You Were Here

Pink Floyd

Composição: David Gilmour / Roger Waters


Um comentário:

  1. Súh, há pouco tempo fiquei sabendo q a faixa título Roger Waters fez foi pro seu pai. Fiquei surpreso!

    Wish You Were Here é um disco bem diferente do seu antecessor, Dark Side... No disco do prisma, eu achei Wright um pouco apagado nos teclados(como compositor , ele brilhou); já no "Wish You...", ele se soltou, deu um verdadeiro show, tocando quase todos os teclados em voga na época(só faltaram, mellotron e cravo). A meu ver, sua atuação, como instrumentista, nesse disco, é melhor ainda q a de David Gilmour.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seja bem - vindos, espero que aprecie o conteudo do blog e, neste caso, não hesite em tornar-se seguidor e comente os post, assim podemos trocar ideias e informações!