31 de mai. de 2010

Richard Wright "Biografia"

Broken ChinaRick Wright foi membro fundador da Abdabs arquitectónica, junto com Roger Waters e Nick Mason, em 1965. Mais tarde nesse ano, com a adição de Syd Barrett, tornaram-se o Pink Floyd. A banda se estabeleceu na cena underground de Londres com o órgão Farfisa Wright elemento distintivo em seu som. Depois de dois Top 20 singles e um álbum no Top 10 do 67, Pink Floyd olhou o jogo para uma carreira bem sucedida, mas desintegração pessoal de Syd sabotou as suas perspectivas.

Depois de David Gilmour substituiu Syd Barrett, em meados de 68 a banda gradualmente redefiniu seu estilo mais meia dúzia de álbuns (três deles trilhas), mas não foi até 1971 de mexer com o lado Echoes longa inspirado pela nota de Wright piano único alimentado através de seu Leslie falante giratório, que a banda retomou as perspectivas que tinha mostrado quatro anos antes.

O próximo álbum, Dark Side Of The Moon, assegurou o seu lugar na história do rock. Lançado em 1973, o álbum tornou-se mais do que apenas a trilha sonora para uma geração (muitos dos quais descobriram as delícias do estéreo para ouvir em fones de ouvido). Passou um número sem precedentes de 15 anos no Top Billboard 200 álbuns e até agora vendeu 28 milhões de cópias (aumento na taxa de um milhão por ano), tornando-se o terceiro álbum mais vendido de sempre. WRIGHT co-escreveu muitas das faixas deste álbum que marcaram época, mas sua contribuição mais memorável foi o Great Gig In The Sky.

Os próximos dois álbuns - Wish You Were Here, em 1975 e animais em 1977 - posição consolidada a sua como um dos maiores nomes do rock, mas, como acontece frequentemente, fenomenal sucesso da banda, colocar uma pressão crescente sobre as suas relações pessoais e as tensões criativas deram lugar a conflito. Álbuns Solo foram uma válvula de segurança e Wright lançou Wet Dream, em 1978.

Até o momento eles chegaram a gravar The Wall em 1979 Roger Waters foi assumindo o controle da banda. WRIGHT sentiu o peso total do presente quando Waters ameaçou não liberar The Wall menos Wright deixou a banda. WRIGHT passou os próximos dois anos como assalariado, jogando The Wall nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Alemanha.

Nada disso era do conhecimento público até o nome de Wright foi conspicuamente ausente do álbum de Pink Floyd em 1983, The Final Cut. No entanto, dentro de alguns meses a banda implodiu sob o peso da acrimónia entre os sobreviventes. Wright lançou seu segundo álbum solo, como cantor Fashion Zee com Dave Harris, em 1984, chamado Identidade, que agora ele descreve como "um erro experimental".

WRIGHT voltou Pink Floyd em 1987, depois de Gilmour e Mason tinha reconstituído a banda durante as gravações de A Momentary Lapse Of Reason. Ele chegou tarde demais para contribuir para que as músicas, mas tocou na turnê mundial que confirmou o status de Pink Floyd como uma das atracções maiores do mundo de desenho ao vivo.

No entanto, em álbum de estúdio do Pink Floyd mais recente, The Division Bell, a banda retornou aos princípios cooperativos que se perderam durante o final de '70 's. WRIGHT co-escreveu Wearing The Inside Out, com Anthony Moore letrista e co-escreveu a música para Cluster One, What Do You Want From Me, Marooned, e continua falando com David Gilmour. Mais importante, como Wright diz: "Neste disco nós três realmente tocado juntos. É como o Floyd novamente." Milhões de fãs sentiram exatamente da mesma forma durante a turnê mundial da Pink Floyd Division Bell, que jogou mais de 100 shows, culminando em sua estada de 14 noites na Earls Court, Londres, no Outono de 1994.

Remenber: Mais que saudades,sempre estara em nossos corações!!!

3 comentários:

  1. realmente um grande artista, uma das perdas mais importantes da indústria musical de todos os tempos...

    se tiver um tempo, leia meu blog, seu comentário será muito bem vindo!

    http://figurinhasdorock.blogspot.com/

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente Wright era a ligação entre todas as mentes do Pink Floyd. Sentiremos sua falta Rick.

    ResponderExcluir
  3. Ola, meu nome é Paulo. esta banda é sem duvida a maior de todos sos tempos! Gosto muito do som psicodelico deles.

    ResponderExcluir

Seja bem - vindos, espero que aprecie o conteudo do blog e, neste caso, não hesite em tornar-se seguidor e comente os post, assim podemos trocar ideias e informações!