27 de ago. de 2009

Psicodelia na sala de aula"“The Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd sob os olhos de um filósofo "

 
O que o álbum “The Dark Side of the Moon”, uma das obras mais conhecidas da banda inglesa Pink Floyd, tem a ver com a Filosofia? Tal questão pode ser respondida pelo livro “Ensaio sobre The Dark Side of The Moon e a Filosofia”, obra recente de autoria do docente Paulo Irineu Barreto. Professor do ensino médio uberlandense há cerca de dez anos e fã da banda desde a juventude, Barreto dialoga uma das obras mais conceituadas da música contemporânea com importantes percepções filosóficas presentes no conteúdo pedagógico das escolas brasileiras.

Michael Ochs Archives/Corbis/Divulgação
Pink Floyd, em 1973, ano do lançamento do TDSOTM
O livro foi elaborado com material confeccionado para aplicação em sala de aula e consiste em analisar as letras de todas as canções do disco a partir da perspectiva de grandes filósofos como Aristóteles, Santo Agostinho, David Hume e outros. “É um texto dissertativo, com uma linguagem acessível, de forma a aproximar os alunos à boa música e à filosofia”, afirmou Barreto.

Um exemplo é a música “Money”, um dos hits do álbum que trata sobre dinheiro e poder. Ela é analisada, em sua totalidade, com apoio dos enunciados de Karl Marx, Jean Jacques Rousseau e do teórico da escola de Frankfurt, Hebert Marcuse, no intuito de entender a turbulenta relação humana na busca do sucesso e da prosperidade.

Paulo Augusto
Natalie Rezende Batista gosta de Filosofia e Pink Floyd
Aluna do terceiro ano do colegial, Natalie Rezende Batista, de 17 anos, aprovou a iniciativa do professor. Ela conta que leu o livro antes mesmo de ser lançado oficialmente. “Já conhecia a banda e sempre gostei de filosofia. A ideia de relacioná-los só foi um incentivo a mais para o estudo”, afirmou a estudante.

O professor Barreto, que é mestre em filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lembra que, além de alunos e professores que queiram usá-lo para didática, fãs do grupo podem adquirir o livro, já que o texto aborda um pequeno histórico do grupo e utiliza enunciados dos seus integrantes para corroborar nos raciocínios.
A obra “Ensaio sobre The Dark Side of the Moon e a Filosofia” tem 140 páginas e cerca de mil exemplares impressos que estão à venda pelo preço de R$ 30 na Pró-Século.

Fonte:Fernando Boente - Programa de Aprimoramento Profissional

2 comentários:

  1. Pink Floyd é bom até na sala de aula!!!


    ResponderExcluir
  2. Olá! Vocês podem encontrar mais informações sobre o livro em:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92636912

    Grande abraço!!!
    Paulo Irineu

    ResponderExcluir

Seja bem - vindos, espero que aprecie o conteudo do blog e, neste caso, não hesite em tornar-se seguidor e comente os post, assim podemos trocar ideias e informações!